Tear manual / Artcraft loom / Métier à tisser

O trançamento de fibras para produção de vestuário remonta há mais de seis mil anos. Como o amigo visitante pode observar, todos os registros da história das civilizações mesopotâmicas, do Egito, da China, da Grécia, de Roma e de outras civilizações antigas retrata seus personagens na pintura e na escultura com roupas.

As roupas era tecidas em teares manuais, pelas próprias famílias ou pelos servos dos nobres, inicialmente rudimentares e posteriormente se sofisticando com o tempo, com o uso de fios  encordoados (uso de rocas),conforme pode ser visto nesse blog do MUMMA:  https://museudosilvio.wordpress.com/2018/07/23/roca-spinning-textiles-rouet-en-bois/

A partir do aprendizado no trançamento de fibras para produzirem cestas, esteiras, sandálias e outras utilidades, foi desenvolvido o conhecimento para encordoar fios macios para produzir o vestuário, tão necessário à proteção contra o frio, o calor e outros elementos do ambiente como insetos, a poeira e outros elementos naturais que,em contato com o corpo nú, causam desconforto ou mesmo doenças.

Este pequeno tear, segundo alguns sites, era utilizado em escolas para fins educativos. Todo em aço, com 33 cm de altura e 32 cm de comprimento, tem capacidade para fazer tecidos de até 11 cm de largura.

Data:                  Provável primeira metade do século XX.

Marca:               Structo

Fabricante:         Structo MFG. CO. Freeport, ILL. USA.

Estado atual:     Funcional

Curiosidade:      Em vista da necessidade de retirar a ferrugem e de pintar novamente a peça, optamos por usar várias cores facilitando ao observador a percepção dos diversos componentes. Fixamos a peça numa base de madeira, a qual não vinha com o original.

Conforme o amigo visitante pode observar há um tecido na peça, o qual produzimos em poucos minutos sem nunca antes ter feito qualquer curso sobre o assunto. Portanto, esse tipo de tecelagem é um mister de fácil aprendizado e de rápida aquisição de habilidade.  

Ref. 267-08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s