Bomba de ar / Air pump

Este aparelho já me causou muitas dúvidas sobre sua utilidade. Entre as possibilidades de ser uma bomba d’água, ou bomba de óleo, ou bomba de combustível ou bomba de ar. Provavelmente foi utilizado em postos de combustível juntamente com bombas de gasolina manuais, em locais onde não havia energia elétrica.

Para funcionar basta mover a alavanca num sentido e noutro para que a bomba (cilindro inferior) insufle ar para o cilindro superior. Da forma como foi projetada, o ar é bombeado em ambos movimentos da alavanca. O cilindro superior tem a função e permitir o funcionamento do manômetro para que o usuário saiba qual é a pressão de ar acumulada.

Construído todo em ferro e bronze, possui retentores de ar no cilindro feitos de tiras de algodão evidenciando sua produção no início do século XX.

Sem marca identificável, nem origem, nem outro igual encontrado.

Estado atual: Funcional demonstrativo.  Faltam o cabo da alavanca e o suporte da base da peça, que se presume poderia ser de madeira ou ter cinco pés fixos ou mesmo cinco rodízios. Ainda a descobrir. O manômetro utiliza o tubo flexível inventado pelo engenheiro alemão chamado Schinz, em 1846, método que foi posteriormente patenteado pelo francês Eugène Bourdon (Wikipédia). No manômetro faltam a caixa, o mostrador (dial), o vidro e o ponteiro.

Aqui nós vemos a parte interna de um manômetro, muito parecido com o que acompanha este aparelho: https://www.fluidpowerworld.com/what-are-gauges/

Ref.: 382-15

Um comentário sobre “Bomba de ar / Air pump

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s