Espremedor – extrator de polpas – de frutas / Obstpresse Alexanderwerk

Mesmo fábricas renomadas, como a Alexanderwerk, fundada em 1885 ainda em operação, não mantém acervos acessíveis sobre os produtos que saíram de linha. É o caso deste espremedor de frutas, anunciado em um site de compras internacional como “moedor de carne”. A singela observação dos componentes, aliado a um pouco de conhecimento sobre como moer carne será suficiente para notar que esta peça tem outra finalidade. Experimentamos espremer um limão. O resultado foi desastroso para o limão, pois o bagaço foi expelido pela abertura frontal e o suco caiu pela abertura inferior misturado com um pouco de polpa, fato que requereria se coasse o suco.

Para mim, este é um extrator de polpa de cerejas, cujo processo resulta no caroço sendo expelido pela abertura frontal e a polpa com suco, despejado na área inferior, matéria prima para a produção de doce. No entanto, pode ser utilizado para extrair cascas e sementes de uvas, moer moranguinhos, espremer maracujá para fazer suco, bem como outras frutas pequenas ou macias de quem se quer obter a polpa e o suco.

Todo em ferro fundido, com cabo da manivela em madeira. 

Ao ser adquirida faltava a manivela e o parafuso regulador de saída frontal de bagaço ou caroço. Estava em ferro nu, o qual pintamos com tinta em alumínio para preservar contra a oxidação. Há traços de estanho na peça e que pode ter sido o metal utilizado, na época, para proteção contra oxidação.

Data:                     Provável entre 1899 e 1940

Origem:               Frankfurt – Alemanha

Marca: Alexanderwerk

Estado atual:     Funcional demonstrativo

Ref.: 370-14

4 comentários sobre “Espremedor – extrator de polpas – de frutas / Obstpresse Alexanderwerk

  1. Cláudio Stuepp disse:

    Pô, os caras nem sabiam o que estavam vendendo! kkkk é uma peça muito consistente pra espremer frutas sensíveis, mais uma demonstração da qualidade físicas das utilidades usadas.

    Curtir

  2. Humberto Queiroz disse:

    Boa tarde, me deparei com um equipamento da Alexanderwerk, bem parecido com esse espremedor, porém sua posição em uso fica na vertical, por acaso o senhor possui algum portfólio da Alexanderwerk disponível ou link para download para me passar?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s