Fatiador de batata chips / Chips potato slicer / Trancheur de croustilles

Fatiadores são utilizados desde que o primeiro ser humano descobriu que podia construir ferramentas para facilitar o trabalho realizado com as mãos e os dentes. Assim, as navalhas passaram a compor uma utilidade inseparável. No entanto, mais e mais inventos foram criados para facilitar o uso da navalha, alguns como as facas subsistem com moderníssimas tecnologias, outros como este fatiador manual, para restaurantes ou pequenas indústrias. No entanto, estão em extinção porque foram substituídos por mais modernos, elétricos e funcionais.

Este tipo de fatiador, com corpo em alumínio, alças e navalhas em aço, é muito prático e produz bons resultados, o que lhe garante, ainda na atualidade, ofertas de peças novas no mercado.

Para fazer funcionar basta colocar batatas no depósito, liberar o pressionador das batatas e girar a manivela para produzir finas lâminas que serão fritas ou torradas, produzindo a deliciosa batata chips. Também pode ser utilizado para fatiar outros legumes e frutas.

Data:                     Provável segunda metade do século XX

Marca:                 Guapo

Origem:               Brasil

Estado atual:     Funcional

Curiosidade:      A peça veio de Minas Gerais com uma das partes do pressionador quebrada. Em Pelotas-RS ao procurar o Sr. João, especialista em soldas de alumínio, o mesmo possuía um pressionador há um ano, cujo cliente levou para soldar e jamais apareceu para buscar. Creio que a chance de ocorrer tamanha coincidência é menor que a de acertar na loteria…

Ref.: 304-12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s