Debulhador de milho / Corn sheller / Máquina de trillar maíz

Debulhar significa retirar os grãos de uma da espiga. Então, debulhador é aquele que debulha o milho, podendo ser uma pessoa usando as mãos ou uma máquina, manual ou automática. Consta no anedotário popular que foi apresentada uma novidade tecnológica para um homem do campo e ele com certo desprezo disse: “depois que inventaram o debulhador de milho, nada mais me surpreende”. Essa anedota é interessante para demonstrar a grande utilidade dessas máquinas para a vida na fazenda, pois o milho é uma cultura de base, extremamente útil e versátil como alimento, podendo ser oferecido sob diversas formas às pessoas e aos animais como suínos, aves, bovinos, caprinos, equinos e outros.

Para debulhar, coloca-se a espiga no local próprio da máquina, a qual passa por entre duas peças de ferro dentadas, uma móvel e outra fixa, destacando os grãos do sabugo.

Com a marca Crizal – Marumby, ainda encontramos esse produto à venda no mercado de produtos novos, para uso na agricultura familiar, conforme podemos observar no site da empresa http://www.bombasmarumby.com.br/p/empresa.html. Entretanto, não está claro se esse debulhador do MUMMA foi feito por aquela empresa, em vista que no seu manual de uso consta “tipo marumby”, e a palavra “tipo” pode representar um modelo, um similar ou um clone.

Data:                    Desconhecido, mas provavelmente segunda metade do século XX

Origem:               Brasil

Marca:                 Marumby

Estado atual:      Funcional demonstrativo

Curiosidades:

O invento de uma máquina de debulhar foi patenteada nos USA em 12 de agosto 1839, para Lester E. Denison. Portanto, esse invento tem aproximadamente duzentos anos. Para saber mais http://www.americanartifacts.com/smma/sheller/denison.htm.

No site adiante podemos ver esse modelo de debulhador sendo utilizado por uma família típica do meio rural no Rio Grande do Sul. https://www.youtube.com/watch?v=5bC03Q9bbOY

Ref. 244-12

8 comentários sobre “Debulhador de milho / Corn sheller / Máquina de trillar maíz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s