Fatiador de tomates / Tomato slicer / Rodajas de tomates

Muitas ideias boas acabam por não frutificar, por serem criados produtos que se tornam fracassos de venda. Este equipamento, muito bem elaborado, na sua maior parte em alumínio fundido, portanto, de duração eterna, pesando 4,7 kg, alcançando um tamanho de 48 cm quando totalmente aberto, destinava-se a fatiar tomates.

Pretendia substituir a atividade simples de fatiar tomates, que um bom cozinheiro fatia em poucos segundos. Pelas suas características, como peso, volume e suposta capacidade de processamento,  não se supõe que fosse para uso doméstico.

Para funcionar, um elemento móvel empurra o tomate contra várias lâminas paralelas em diagonal. Se o processo for bem sucedido, ao final do curso restarão apenas fatias de tomates.

O jogo de lâminas é fixado com quatro parafusos, sendo dois fixos comuns de um lado e dois em borboleta no outro extremo. Os parafusos em borboleta serviriam para ajustar a pressão das lâminas de forma a mantê-las bem esticadas.

Ocorre que o curso dos parafusos é maior que o espaço para esticamento, portanto, mesmo arrochados, podem não fazer o trabalho para o qual se destinavam. Um deles, a propósito, estava quebrado dentro da rosca.

Para limpeza não é prático retirar as lâminas, pois teria que ser utilizada uma ferramenta para desatarraxar os parafusos comuns. Assim, a limpeza se faria apenas com jatos d’água o que, em curto prazo, contaminaria as lâminas.

Não bastasse esse problema, o tomate é prensado contra as lâminas, quando o correto seria que as lâminas corressem sobre o tomate. Experimente apertar o tomate com uma faca para ver se corta. Depois passe a faca sobre o tomate para ver a diferença. Esse é o maior erro do projeto.  Talvez com as lâminas novíssimas o aparelho funcione, mas depois de alguns tomates provavelmente é deixado ao lado. Isso explica porque até o rótulo de plástico ainda está em bom estado, mesmo a máquina tendo sido vendida como item de antiguidade.

Este item poderia compor o acervo de um museu de invenções que não deram certo.

Data:                    Provável década de 1980-1990.

Origem:               Estados Unidos

Marca:                 Tomato Witch – Fasline

Estado atual:      Não funciona.

Ref. 259-05

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s