Há mais de um século o estereoscópio fazia o papel do cinema 3D, pois a sobreposição de duas fotografias, obtidas em um ângulo minimamente diferente dão a impressão de profundidade e solidez aos objetos.
O estereoscópio é um equipamento muito simples, e suas duas lentes são os únicos componentes que requerem uma boa elaboração industrial. Os demais componentes podem ser de qualquer material, neste caso, são de madeira e alumínio.
Para obter a visão em três dimensões é necessário apenas colocar o jogo de fotos, sempre são apresentadas em duplas, no escaninho e calibrar a distância delas em relação às lentes, conforme o que dê mais conforto ao observador. Ao olhar pelo visor, inicialmente a visão fica desfocada, mas, alguns segundos depois a visão em 3D aparece clara e causa agradável surpresa.
Data: Final do século XIX
Marca: Keystone
Fabricante: Keistone Viex Co.
Origem: Estados Unidos
Estado atual: Funcional
Curiosidade: Faltavam três componentes de madeira: o suporte do aparelho, o suporte das fotos e o bloqueador de visão, os quais produzimos para dar ao observador uma ideia mais aproximada do equipamento original.
ref. 252-07
Interessantíssima peça do final do século XIX. Demonstra a inventividade criativa de uma época em que se ansiava o futuro e se imaginava que no século XX vindouro as coisas seriam moderníssimas.
A peça ilustra também como as coisas deste século XIX eram ingênuas no tocante a serem simples e precisarem da interação com pessoas também simples e ingênuas para demonstrar novidades tal como a fotografia, o cimema, a propaganda. Etc.
Peça digna de museu e tão desconhecida que agora catalogada e exposta se tornará apreciada por todos os jovens e crianças deste Brasil.
CurtirCurtir
Seu texto enriquece o blog. Muito obrigado.
CurtirCurtir