Fatiador de tabaco/ Tobacco grinder/ Rebanador de tabaco

Marca Palenh 12, gravados na parte superior móvel. A palavra “GERMANIA” gravada na base. Germania era um território que compreendia Sul da Holanda, Bélgica, norte da Alemanha, Suíça, sudoeste da Alemanha e leste da França, assim definido na época do império Romano. É possível que esta peça tenha sido produzida no início do século XX, quando a Alemanha reivindicava outros territórios para seus domínios, podendo o industrial ter nomeado GERMANIA para contribuir com a difusão dessa ideia.

Oferecida nos mercados de Internet como picador de tabaco, poderia ser utilizada na culinária doméstica para cortar folhas como couve, cebolinha e outros temperos.

Esta peça, em ferro fundido, coberto com ágata no seu interior para ter melhor higiene no produto, fato  que representava uma peça de qualidade superior. Possui  doze navalhas, colocadas nas ranhuras. É uma forma completamente diferente do que se está acostumado a ver nos moedores de carne e picadores de verduras.

Data:                 Provável inicio do século XX

Marca:              Palenh

Origem:           Alemanha

Estado atual:  Funcional demonstrativo. As duas cabeças de dobradiça da peça móvel estavam quebradas. Foram reconstituídas pelo MUMMA. Faltam  onze navalhas

Curiosidade: Esta máquina é portátil, devendo ser segurada pelo usuário próximo a borda de uma mesa para ser operada. Portanto, era para pequenos trabalhos.

Ref. 251-07

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s