Calculadora Jion / Jion Calculator / Calculatrice Jion

Esta calculadora estava muito danificada. Deve ter sofrido uma queda que avariou fortemente o carro móvel pois o manete da manivela zeradora dos resultados estava quebrado, a haste e o eixo estavam tortos. Três dentes do sistema de avanço/retrocesso estavam tortos, do sendo um deles fraturado, quase desprendido.

Os roletes do conjunto de resultados, as engrenagens e os travadores estavam sujos de tinta preta devido a algum derramamento inadvertido sobre os elementos. Metade dos travadores do conjunto de resultados estava com o pino interior de ajuste ao eixo travado por tinta, verniz ou algum óleo vegetal. O eixo da manivela dos roletes de resultado está com três dentes quebrados decorrentes ou da queda ou mesmo por terem sido forçados. A pintura dos dígitos dos roletes de resultado está desgastada.

Os suportes (pés) da máquina estavam totalmente deteriorados. A tinta estava toda desgastada e as partes cromadas estavam desgastadas e com ferrugem. A máquina estava suja no interior e com ferrugem nas peças não pintadas.

Faltam vários parafusos de fixação, falta o elemento interior do cilindro que destrava o seletor quando a manivela é acionada, falta o zerador de seleção, que vem a ser uma peça inteiriça externa, fixada nas laterais e com uma pequena orelha para empurrar de baixo para cima, e falta um elemento interno de acionamento da campainha.

Foi impossível destravar completamente o seletor de dígitos, pois deve ter entrado tinta, verniz ou óleo vegetal entre os componentes. Como o conjunto foi montado por máquinas, não há como desmontá-lo sem danificar.

Apesar disso tudo, após limpar, desentortar e ajustar, é possível realizar somas e subtrações com três primeiros dígitos. Essa façanha é uma prova da indiscutível qualidade das calculadoras pinwheel, independente da marca com a qual foram fabricadas. Embora o custo não compense, é possível restaurar completamente a máquina.

Data:                     Provavelmente décadas de 1950-1960
Origem:               Guadalajara – México
Fábrica:                Jion Calculadoras S.A.
Número:              4511, série B.
Patente:               42.932 (provavelmente mexicana)
Um site de vendas dá conta de que teriam sido produzidas nas décadas de 1930-1940, mas o mais provável é esta que seja ao menos vinte anos mais recente.

Ref. 240-03

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s