A centrifugação é um processo realizado para separação de líquidos e sólidos. O exemplo mais comum de centrifugação é o realizado pelas máquinas de lavar roupas. Por esse processo, a água contida nas roupas é retirada pela força centrífuga, causada pela rotação acelerada do tambor.
Inicialmente, centrifugas manuais foram desenvolvidas para uso nas fazendas leiteiras para medir o teor de gordura do leite. Com sua evolução passou a ter utilidade nos laboratórios, tanto de engenharia de solos, usado para separar o material sólido da água; nos laboratórios clínicos, o uso da centrifugação é constante, por exemplo, para separar o plasma do sangue para análise.
Esta centrífuga tem suportes para dois tubos de ensaio. Para funcionar, coloca-se uma medida da amostra em cada tubo, gira-se a manivela conforme o protocolo para cada tipo de amostra e são anotados os resultados.
As centrífugas manuais estão em desuso, pois atualmente são utilizadas centrífugas programadas eletronicamente, as quais oferecem maior precisão e agilidade.
Data: Desconhecido, provável início do século XX.
Origem: Desconhecida.
Estado atual: Funcional demonstrativo. Faltam os tubos de ensaio.
Curiosidade: Encontramos a foto da irmã gêmea dessa centrífuga na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Centr%C3%ADfuga.
Ref. 210-13