Centrífuga manual / Hand driven centrifugue / Centrifugeuse à main

A centrifugação é um processo realizado para separação de líquidos e sólidos. O exemplo mais comum de centrifugação é o realizado pelas máquinas de lavar roupas.  Por esse processo, a água contida nas roupas é retirada pela força centrífuga, causada pela rotação acelerada do tambor.

Inicialmente, centrifugas manuais foram desenvolvidas para uso nas fazendas leiteiras para medir o teor de gordura do leite. Com sua evolução passou a ter utilidade nos laboratórios, tanto de engenharia de solos, usado para separar o material sólido da água; nos laboratórios clínicos, o uso da centrifugação é constante, por exemplo, para separar o plasma do sangue para análise.

Esta centrífuga tem suportes para dois tubos de ensaio.  Para funcionar, coloca-se uma medida da amostra em cada tubo, gira-se a manivela conforme o protocolo para cada tipo de amostra e são anotados os resultados.

As centrífugas manuais estão em desuso, pois atualmente são utilizadas centrífugas programadas eletronicamente, as quais oferecem maior precisão e agilidade.

Data:                    Desconhecido, provável início do século XX.
Origem:               Desconhecida.
Estado atual:      Funcional demonstrativo. Faltam os tubos de ensaio.
Curiosidade:      Encontramos a foto da irmã gêmea  dessa centrífuga na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Centr%C3%ADfuga.

Ref. 210-13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s