O uso da eletricidade em larga escala iniciou por volta da década de 1880 na Europa e nos Estados Unidos da América mediante a superação gradual das dificuldades de geração, de transmissão, de distribuição, de modulação da corrente e outros obstáculos tecnológicos.
Os interruptores manuais foram produzidos aos bilhões, nos mais variados formatos, porém, com principio de funcionamento idêntico. Em geral, como este, possuem uma alavanca e uma mola fixada num aparato móvel.
Este interruptor, da primeira metade do século XX, é uma amostra de como os projetistas concebiam tais utilidades. Sua base é de porcelana e os componentes são de latão, aço e cobre. É bom lembrar que não haviam modelos anteriores, criavam a partir da necessidade e de sua imaginação.
Marca: Hubbell
Fabricante: Hubbell Incorpotated. Fundada por Harvey Hubbell em 1888 .
Data: Início do século XX
Origem: Estados Unidos da América
Estado atual: Funcional demonstrativo.
Curiosidade: As palavras on e off, quase microscópicas, aparecem gravadas no suporte do botão interruptor. O invólucro do botão interruptor é composto em aço na parte superior e em latão na base, cujo propósito parece ser que a parte superior deveria ser resistente ao atrito e a parte inferior deveria ser resistente à corrosão. Outro aspecto curioso é que não se consegue identificar como o botão e o suporte de metal são isolados dos componentes energizados.
Ref.: 161-09