
Assim como as máquinas de escrever foram equipamentos extremamente úteis para a humanidade, desde sua invenção até sua substituição pelo computador, a máquina de escrever para o método braile foi determinante para a inclusão e independência dos deficientes visuais. Esta máquina foi desenvolvida pelo Instituto Perkins School for the Blind. Como se pode observar, a máquina não estava nos seus melhores momentos quando resgatada.
O teclado composto de 9 teclas, tem as seguintes funções, da esquerda para a direita: Avanço do papel, Tecla 3 – Ponto esquerdo inferior, Tecla 2 – Ponto esquerdo centro, Tecla 1 – Ponto esquerdo superior, Espaçamento, Tecla 4 – Ponto direito superior, Tecla 5 – Ponto direito centro, Tecla 6 – Ponto direito inferior e Retorno do carro. Acima do teclado há uma pequena alavanca para avanço do carro.
Escrevendo a palavra “Amor”. primeiro digita-se a tecla 2, para marcar o inicio da palavra. Depois digita-se a tecla 1, para representar o A, depois digita-se simultaneamente as teclas 1,3,e 4 para representar o M, depois digita-se simultaneamente as teclas 1, 3 e 5 para marcar o O e finalmente digita-se simultaneamente as teclas 1, 2, 3 e 5 para marcar o R. Parece complicado, mas é muito simples.
Curiosidade: Conforme se observa nas fotos, o estado desta máquina não era dos melhores quando de sua aquisição.
Ref. 103-08
Uma máquina muito oportuna e interessante! O capricho do restaurador é admirável, digno de nota! Parabéns!!!
CurtirCurtir