
Com o aumento da disponibilidade de produtos, sua exposição e, ainda, por determinações legais, esses passaram a receber etiquetas com o preço e várias outras informações para o consumidor. Na década de 1940 já haviam etiquetadoras com algum grau de automação e impressão de algumas informações, além do preço.
Esta etiquetadora manual imprimia um valor ou informação por vez, repetidamente. Se houvesse necessidade de mudar o valor, era necessário trocar os tipos; trabalhoso, mas para etiquetar muitos produtos com o mesmo valor compensava.
Para utilizar é necessário compor o texto a ser impresso, colocando os tipos certos numa gavetinha, Após isso, municiar de papel apropriado o depósito, posicionar o papel no trilho e girar a manivela. Esse movimento contínuo fará, a cada giro da manivela, a impressão e o avanço do papel.
Data: Provavelmente anterior à década de 1970
Origem: Brasil
Marca: Monarch
Fabricante: Monarch Marking System S.A.
Estado atual: Funcional
Curiosidade: Embora ainda ativa, a natureza da atividade da empresa Monarch no Brasil é completamente diferente da original, nada mais tendo a ver com a produção dessas máquinas.
Esta máquina deve ter sido fabricada sob licença da Monarch System Company, dos USA. Uma das patentes da máquina, de n. 2268406, de 1940, invento de Frederich Kohnle. Para saber mais sobre a marca consulte: https://www.pricegun.com/monarch-brand-history/
Ref. 19-05
Bom dia. O Museu do Silvio como reserva técnica destas maravilhas mecânicas – para mim – serve, como fonte de pesquisa, pois no caso desta máquina monarch, desconhecia seu uso e detalhes técnicos.
Muito obrigado sr. Silvio pela pesquisa. Pois a função de um museu é disseminar cultura e isso esse museu tem feito.
Congratulações.
CurtirCurtir
Muito obrigado pela visita e pelas palavras.
CurtirCurtir
Muito interessante!! Não imaginava que já existia há tanto tempo!!
CurtirCurtir