Sobre o MUMMA/About

O Museu de Utilidades Manuais Mecânicas Antigas – MUMMA, (o Museu do Sílvio), físico e virtual, faz parte do “Projeto 80” do Sílvio o qual visa a construir, antes de atingir a idade de 80 anos, um museu que possa contribuir para preservar um pouco do conhecimento passado e evidenciar sua importância para o presente e o futuro.

O projeto iniciou em 2016 tendo como horizonte o ano de 2036, Sílvio iniciou com as funções de curador, mecenas, diretor, financeiro, mecânico, pintor, lixador, comprador, auxiliar de manutenção, auxiliar de serviços.

Atualmente, a Dra. Janaina Mendes exerce a coordenação geral do Museu, ficando com o Sílvio a responsabilidade pela curadoria.

Inicialmente pensava que faria um trabalho solitário, mas hoje o MUMMA não é apenas o “Museu do Sílvio”, pois várias pessoas estão colaborando, cada um a seu modo, para sua construção. A Michele faz o blog, vários fornecedores (em especial o Chico) de peças vasculham e garimpam pensando no Museu, a Jana dá o maior apoio e os filhos e os amigos incentivam e contribuem com peças.

Vislumbra-se que, ao fim da jornada, mesmo que bem antes do horizonte do projeto, tantos serão os apoiadores que o MUMMA terá vida próspera, longa e útil.

COMO COLABORAR COM O MUSEU.

Se você quer simplesmente visitar, seja muito bem-vindo.

Se você conhece algum tipo de máquina manual mecânica ou possui uma que o Museu ainda não divulgou, se quiser, mande uma foto para colocarmos no nosso arquivo para pesquisa.

Se você possui alguma peça manual mecânica, entende estar de acordo com o propósito do museu e quer doar, entre em contato conosco.

Se você quer doar algum serviço de restauração especializado, dentro da linha do acervo do museu, entre em contato conosco.

Se você gostaria de locar algumas peças do museu para exposição em loja, shopping, restaurante ou outro local com acesso de público, entre em contato conosco.

Se você gostaria de conveniar com o MUMMA para expor peças, possui local adequado e condições de transporte, entre em contato conosco.

Se você quer sugerir melhorias para o site, envie-nos a sugestão.

Muito obrigado.