Conjunto medidor-dispensador de cabos / Cable measuring and winding machine

.

Na segunda metade do século XX o Brasil passou por um fenomenal crescimento urbano mediante a migração de muitas famílias do campo para a cidade, o que levou ao vertiginoso crescimento imobiliário urbano. Antes de haver uma indústria da construção, as famílias construíam suas residências ou por meio individual, ou em condomínio, adquirindo materiais específicos para sua residência e com a contratação de profissionais. Daí surgiram as empresas que se denominam de madeireiras e ferragens onde vendem uma infinidade de produtos para construção residencial ou mesmo comercial. Dentre os produtos vendidos estavam cabos para eletricidade, arames, cordas e etc. que eram comprados a metro.

A cidade de Cachoeirinha-RS, como inúmeras outras cidades metropolitanas brasileiras, recebeu muitos migrantes e, por conseguinte, foi sempre uma grande fonte de consumo e negócios. Percebendo o potencial deste ramo de negócios o Sr. José Prior fundou a empresa José Prior & Cia. Ltda. no ano de 1953. Dez anos depois mudou-se para a nova sede nas esquinas da Avenida Flores da Cunha com a Av. Gal. Anápio Gomes. Neste mesmo ano adquiriu esta máquina que possibilitava dispensar os cabos e medi-los até o comprimento solicitado pelo cliente.

Esta é uma peça engenhosa: toda em aço e alumínio é constituída de três módulos: a) depósito do rolo de cabo; b) medidor dispensador e c) carretel acumulador. Todos fixados em sequência num balcão.

Para utilizar coloca-se o rolo original de fios sobre depósito “a”. Após, deve-se passar o fio entre as rodas maior e menor do dispensador “b” acoplando a ponta do cabo num orifício próprio no carretel acumulador “c”. O contador deve estar zerado e a contagem-medição inicia no ponto em que o cabo foi inserido entre as rodas maior e menor. Após isso gira-se a manivela do carretel acumulador “c” no sentido horário. Esse movimento resulta que o cabo é puxado e enrolando no próprio carretel.

A quantidade de metros dispensada corresponde à quantidade giros da roda maior que aparece no visor do contador, pois cada giro dessa roda corresponde a 1 metro.

Ao atingir o tamanho desejado corta-se o cabo e amarra-se com um arame passado por uma fenda própria no carretel.

Finalmente desacopla-se o suporte da manivela do carretel acumulador “c” e se retira o cabo pronto para entrega.

Segundo o Sr. Clóvis Prior a empresa recebia regularmente a visita dos fiscais do INMETRO que faziam a aferição da máquina. Ainda encontramos alguns selos do INMETRO fixados ao corpo da máquina, um deles com data de 2017. Posteriormente foi desabilitada pelo referido órgão, pois passou a exigir equipamentos mais precisos.

Fabricante do contador: Togoshiseikico Ltda.  Origem:  Japão.

Fabricante da máquina:  Desconhecido. Provavelmente feito no Brasil.

Ano de fabricação: Provável início da década de 1960.

Estado atual: Funcional. Durante sua longa vida a peça requereu alguns reparos.

Doação: Sr. Clóvis Prior.

Ref.: 389-06

Um comentário sobre “Conjunto medidor-dispensador de cabos / Cable measuring and winding machine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s