Furador de papel/Paper punch

Os furadores foram muito utilizados para preparar folhas de papel para arquivamento, e muitos modelos foram produzidos desde o início do século XX. O arquivo de papéis tornou-se importante porque há incontáveis documentos assinados que comprovam operações mercantis e outras tantas.

Os arquivadores mais utilizados eram pastas onde as folhas eram introduzidas em dois ganchos paralelos e  fixados por outros dois ganchos em sentido contrário.

O meio papel para comprovar operações vem sendo substituído aceleradamente por operações eletrônicas, podendo-se inferir que em alguns anos o uso do papel será uma raridade.

Com este furador é possível  colar e furar fitas de reforço no papel. Nas laterais há dois suportes onde são introduzidos os rolos de fita colante.  O equipamento possui dois pequenos depósitos metálicos laterais onde caem os resíduos, diferente dos modelos conhecidos que possuem um único depósito sobre toda a base do grampeador.

Origem:               Alemanha

Empresa:              Büroapparatebau Skrebba Werk GmbH, fundada por Otto Screbba

Marca:                 Veloma – Regulus

Logo:                   SKR, que são as iniciais do sobrenome do fundador.

Num:                    465857

Data:                    Na página da empresa Screbba, encontramos uma foto com um furador idêntico, datado de 1927. No entanto, pode ter sido produzido até a década de 1970. Fonte: https://www.skrebba-werk.com/en/products/office-punches.html

Aparentemente a empresa fechou suas portas devido a um processo de falência iniciado em 2017. Fonte: https://www.lahrer-zeitung.de/inhalt.lahr-skrebba-werk-droht-das-aus.4559b4eb-a5fc-416a-baba-da4f95782ab3.html

Estado atual:     Funcional demonstrativo. O aparelho é original, exceto a pintura, as navalhas e o regulador do papel. Em alguns modelos há duas proteções laterais com finalidade estética.

Adiante vemos algumas fotos da peça quando foi adquirida.

Ref.: 149-10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s