Plaina Moldureira / Frame planner / Raboteuse

Plainas são objetos de carpintaria para moldar a madeira segundo a necessidade. As mais conhecidas são aplainadeiras destinadas a tornar lisas as superfícies de madeira, num plano. O trabalho em madeira permitia que os carpinteiros, desde a antiguidade, as esculpissem para obter os mais diversos formatos. Neste caso, as moldureiras, serviam para criar sulcos que davam uma certa estética para os objetos longos. A quantidade de sulcos diferentes e paralelos é ilimitado. Os fabricantes foram pródigos na criação de lâminas acopladas a peças de madeira com piso em formato semelhante à ponta de corte da lâmina. Esse conjunto equivale a um negativo fotográfico de como ficaria a peça pronta.

Esta moldureira é capaz de cavar um sulco de 28 mm de lado, com profundidades variáveis e paralelas. Após formatada, a peça pode adornar uma janela, ser usada como espelho de aberturas, formar molduras de quadros ou de móveis, tudo de acordo com a vontade do cliente ou do fabricante.

Esta plaina tem entre 167 e 122 anos, tendo resistido ao tempo pelos cuidados recebidos de seus proprietários, ou mesmo por ter sido abandonada em algum lugar seco e isento de cupins.

Ela recebeu um conserto, pois o cabo não é original. A madeira do cabo parece ser Pinus Elliottii, explorado comercialmente no Brasil a partir da década de 1960.

Data:                   Entre 1854 e 1899, quando funcionou na Rua Lamartine, 6, em Paris-França. A gravação do endereço da empresa na lâmina funciona como um certificado de produção.

Origem:              Paris – França

Tamanho:           Número 3

Empresa:            Aux Mines de Suede, fundada por Charles Gautier em 1849.

Fonte:   https://rabotsauxminesdesuede.com/moulores-a-2-fers/

Ref.: 377-15

2 comentários sobre “Plaina Moldureira / Frame planner / Raboteuse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s