Isqueiro / Lighter

O primeiro isqueiro surgiu quando o homem primitivo percebeu que ao golpear certas pedras saiam faíscas com força suficiente para queimar  uma palha.  Deste então incontáveis modelos de isqueiros foram criados.

Este modelo, medindo  74 x 69 x 24 mm, foi personalizado para a empresa Açúcar União a qual oferecia aos seus clientes como brinde. O corpo do isqueiro é também o tambor de combustível que contém buchas de algodão e um pavio cuja extremidade fica na parte superior externa. O combustível penetra no algodão e no pavio que incendeia por uma faísca gerada por uma pedra de isqueiro causada pela fricção de um rolete acionado pelo dedo polegar.

Os isqueiros apresentavam dois logos: a) logo comercial  com uma engrenagem, um archote como eixo vertical, ladeado com as letras E.R, P.R e outros. Segundo um comentário num site, representavam as iniciais dos nomes dos seus fundadores; b) logo com um Pombo estilizado dentro de um escudo. Os logos aparecem em conjunto ou isoladamente nas peças pesquisadas.

O forte da empresa sempre foram as agendas. No entanto, a Rotschild vendia brindes de diversos tipos, que adquirida dos fabricantes para comercialização com sua marca. Exemplos disso são isqueiros, caixas de fósforos, cinzeiros, chaveiros e etc.. A oferta de isqueiros pela Rotschild foi completamente esquecida, provavelmente por ser  um projeto limitado e não representar grande importância nos negócios.

A empresa Ernesto Rotschild foi fundada em 1935 no Brasil por Ernst Günter Rotschild (1906-1974), e por seu irmão Hans Gustav Rotschild (1913-1995). Seus pais foram Siegmund Rotschild e Vally Calmon Rotschild.

Por  serem judeus e devido à perseguição nazista, os irmãos emigraram da Alemanha para o Brasil. Ernst adotou o nome Ernesto e Hans adotou o nome de João.

Pela sua trajetória, Ernesto Rotschild recebeu nome de rua e João Rotschild recebeu nome de praça, ambos na cidade de São Paulo.

Em 1996, a empresa Ernesto Rotschild, foi fundida com a empresa italiana Lediberg, que passou a chamar-se Pombo-Lediberg, e atualmente chama-se Pombo Indústria Comercio e Exportação Ltda.

Data:                1970

Marca:             Pombo

Empresa:         Ernesto Rotschild S/A

Fabricante:       Sem referência

Origem:            Provavelmente importado, onde era incorporado o logotipo do cliente

Estado atual:    Funcional

Ref.: 144-14

Fontes:

https://origemdasmarcas.blogspot.com/2019/11/brindes-pombo-lediberg.html

https://www.eucalyptus.com.br/Eucalyptus+Newsletter54/042_Revista+ANAVE.pdf

https://www.pombo.com.br/institucional/conheca-a-pombo/

https://www.geni.com/people/Ernst-Rothschild/353446084910001754

Um comentário sobre “Isqueiro / Lighter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s