Diastímetro / Gunter’s measurement (land chain)

Simplesmente corrente para medição horizontal de um terreno inclinado. Instrumento utilizado por agrimensores. Foi introduzido pelo cientista Inglês Edmund Gunter em 1620.

A superfície de um terreno inclinado corresponde à hipotenusa de um triângulo retângulo, Já a medida horizontal corresponde ao cateto adjacente e a parte mais alta do terreno ao cateto oposto. (hummmm… então é por isso que tínhamos aquelas aulas de trigonometria)

A utilidade desta medição é que permite saber a medida horizontal possível de ser obtida com o terreno (cateto adjacente). Por exemplo, o comprimento máximo de uma edificação corresponde cateto adjacente, pois se fossemos considerar a hipotenusa (a medida do terreno inclinado), o edifício não caberia naquela área, pois por óbvio, a hipotenusa é maior que os catetos.

Toda em aço e com seções em bronze, foi sucedida por trenas com fitas de pano ou aço, depois por teodolitos óticos, depois por teodolitos eletrônicos e provavelmente já foram substituídos por algum aplicativo de medição por satélites.

Para obter uma descrição mais técnica do seu funcionamento, o prezado visitante pode acessar este site que trata de topografia e dos instrumentos utilizados nessa atividade. https://sites.google.com/site/monitoriaativa/home/topografia?tmpl=%2Fsystem%2Fapp%2Ftemplates%2Fprint%2F&showPrintDialog=1.

No artigo a seguir há uma boa descrição da história desse invento: https://en.wikipedia.org/wiki/Gunter%27s_chain

Sem data. Possível entre início do século XIX e início do século XX. Neste site encontramos um anúncio de 1876 sobre a peça: https://www.gracesguide.co.uk/File:Im1876POWor-Chest2.jpg

Fabricante: James Chesterman and Co.

Marca:  Chesterman

Origem. Shefield, Inglaterra.

Estado atual: Funcional.

Futuro desta utilidade: substituída por medições eletrônicas

2 comentários sobre “Diastímetro / Gunter’s measurement (land chain)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s