Batedeira doméstica / Domestic mixer

Esta curiosa peça em alumínio, bronze, ferro, aço e plástico possui um conjunto de engrenagens que fazem girar dois batedores a partir do movimento de uma manivela.

Sua finalidade é a de sempre: bater certos insumos para misturar e servir como insumo para um produto mais elaborado, como por exemplo, bater ovos ou claras para fazer tortas.

Para funcionar bastava colocar o insumo a ser batido no tambor, acoplar a tampa com os batedores nos suportes corretos, apertar as porcas e girar a manivela. Cada volta da manivela faz girar duas vezes os batedores, um em sentido contrário ao outro, portanto, um giro da manivela representa quatro giros dos batedores. Isso significava aproximadamente 320 batidas por minuto em movimento normal, portanto bem mais rápido e menos cansativo que usar uma colher ou um batedor de ovos tipo espiral.

A produção da peça requeria moldes para peças de plástico, moldes para fundição de bronze com peças de ferro encravadas, placa de aço estampado com dois apliques de aço, alumínio repuxado, engrenagens e porcas torneadas, niquelagem ou estanhagem de componentes, rebitação de componentes e vários parafusos de fixação. Portanto, sua produção não era das mais simples, representando custo de produção significativo. Para complicar, a limpeza dos batedores não garantia a melhor assepsia, podendo gerar alguma contaminação dos insumos. Por estas razões, creio que a peça não obteve muito sucesso, pois competir com batedeiras multifuncionais elétricas, de fácil limpeza e de belos designs, inviabilizaria o produto.

Falta o fixador da batedeira. Faltava a capa de proteção às engrenagens, a qual produzimos com durepoxi. A tampa do tambor não é original, também foi feita artesanalmente por outra pessoa bem antes de ser adquirida para o Museu.

Sem marca nem origem, provavelmente da década de 1970, mais tardar 1980 e produzida no Brasil, por mais um dos tantos brasileiros criativos que encontramos.

Estado atual: Funcional demonstrativo

Ref.: 372-14

2 comentários sobre “Batedeira doméstica / Domestic mixer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s