Ferramenta para furar azulejo / Tile drilling tool

Quem não gosta de ver um revestimento cerâmico perfeito numa parede, com aquele acabamento que mais parece ter sido feito inteiro numa fábrica e aplicado sobre a parede com os registros e demais metais?

Este aparelho tem a função fazer furos perfeitos em azulejos, para qualificar o acabamento. Tem a mesma característica de um arco de pua ou de uma furadeira. Para funcionar coloca-se o material a ser perfurado na base. Sobre o azulejo é encaixada uma serra copo diamantada. Feito o encaixe, libera-se o afastador para que a serra fique firme sobre o azulejo. Após, basta girar a manivela, que fará girar a serra sobre o azulejo, perfurando-o.

Esta peça é anacrônica, visto não se encontrar mais unidades novas à venda. Porém, possui uma vantagem muito importante: não necessita de eletricidade para ser movimentada, bastando a força manual.

Com marca “Fermat”, talvez em homenagem ao matemático francês que viveu no século XVII, provavelmente fabricada no Brasil na década de 1970, não depois, nem muito antes.

Estado atual: Funcional demonstrativo.

Obs.: A peça sofreu interferência anterior pois um componente de madeira entre a base e o braço não é original. Também havia pintura não original na base. Faltavam a broca, que colocamos nova. Falta um componente que era fixado em quatro furos na base, e presumimos servia para ajustar e fixar o azulejo a ser furado.

Ref.: 368-15

Um comentário sobre “Ferramenta para furar azulejo / Tile drilling tool

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s