Desnatadeira / Milk cream separator / Separatore di crema / Écrémeuse

O processo de separação da nata do leite é tão antigo quanto a primeira ordenha realizada com a domesticação do gado. E continuará existindo enquanto a humanidade consumir leite e seus derivados. O que mudará será a técnica de separação da gordura e do soro.  Atualmente é realizado em escala industrial onde milhões de litros de leite são processados diariamente.

Em vista do processo de especialização, há rara demanda de desnatadeiras manuais para residências ou pequenas fazendas, mas ainda são encontradas peças novas elétricas no mercado.

Esta peça funciona com quatro movimentos diferentes: movimento da manivela, centrifugação, densidade e gravidade:  o movimento de manivela aciona quatro engrenagem que realizam rápido movimento giratório em um conjunto de cones encaixados, onde cai o leire, proporcionando a separação da gordura e do soro e os conduz para funis individuais por diferença de densidade sendo que a gordura, mais leve, fica acima do soro portanto no funil superior e o soro que é mais denso, vai para o funil inferior. A desnatadeira contém um sistema de catraca o qual evita que a manivela continue girando por inércia.

Faltam várias componentes: eixo vertical com engrenagem, haste com tampa do ralo do tambor, conjunto de fixação dos cones, funis de saída de nata e de soro, chave para aperto do fixador dos cones. A engrenagem de bronze, que dá velocidade aos cones, está com os dentes espanados requerendo substituição.

Esta peça foi importada e comercializada pela Cia. Fábio Bastos, Comércio e Indústria, que iniciou suas atividades na década de 1929. Neste site encontramos uma foto de uma das instalações da empresa: https://www.mariadoresguardo.com.br/2015/03/cia-fabio-bastos-em-fevereiro-de-1958.html. Encontramos informações contraditórias sobre o ano de encerramento das atividades, mas consta que teria sido decretada sua falência em 1973.

O vídeo adiante mostra a montagem e o funcionamento de uma desnatadeira manual: https://www.youtube.com/watch?v=rwAYJyuqBM0

Data:                     Provável década de 1940 ou anterior

Origem:               Suécia

Marca:                 Rose

Modelo:              Rose 14

Fabricante:         Alfa Laval (por dedução da relação da Cia. Fábio Bastos com a Alfa Laval)

Estado atual:     Não funciona. Faltam componentes.

Ref.: 362-14

3 comentários sobre “Desnatadeira / Milk cream separator / Separatore di crema / Écrémeuse

  1. Naiana disse:

    Adorei a explicação sobre o funcionamento! Minha avó tinha uma dessas e usei como exemplo para um trabalho sobre operações unitárias. Obrigada por esse trabalho de conservação da história.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s