Panela polenteira / Polenta pot

Se há uma dificuldade, sempre haverá alguém inventando uma facilidade. O milho moído in natura é utilizado para fazer a polenta, que nada mais é que milho moído cozido temperado. Embora a receita seja simples, o processo de cozimento requer um cuidado especial para não se criarem bolotas não cozidas, bem como evitar que a farinha grude no fundo da panela e queime. Como isso é resolvido? Mexendo, mexendo, mexendo, mas isso é um trabalho ao mesmo tempo cansativo e um pouco insalubre pois exige a proximidade do fogão.

Então os criadores de facilidades entram em ação. Uma máquina de mexer polenta manualmente evita o cansativo uso da colher de pau e o substitui por um simples girar de manivela. Mas isso foi substituído por mexedores elétricos, onde um motor substitui a manivela e pela forma ainda mais moderna que é comprar a farinha de polenta pré-cozida e, para os que tem menos tempo, comprar a polenta cozida e fritinha no supermercado.

Feita em ferro fundido, com cabo de madeira. Toda panela de ferro requer uma limpeza antes do uso e após o uso, além de limpa deve ser “curada”, ou seja, preparada para não oxidar. Se você quiser saber como curar uma panela de ferro basta usar esse argumento e encontrará vários vídeos no Youtube sobre como proceder.

Sem data, marca ou origem, pode ter sido produzida no final do século XX, provavelmente no Brasil cuja técnica de fundição é amplamente dominada.

Estado atual: funcional.

Curiosidade: quem nunca comeu uma galinhada feita em panela de ferro não sabe o que está perdendo…

Ref.: 360-14

3 comentários sobre “Panela polenteira / Polenta pot

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s