Calculadora Brunsviga 15 / Brunsviga 15 calculator

Esta é mais uma calculadora da família pinwell (cata-vento) cuja ideia inicial surgiu com a calculadora Original Odhner.

Além das quatro operações, possui as seguintes funções facilitadoras: visor do valor selecionado, acionador único para mover o carro, transferidor de resultado para o seletor e zerador do seletor. Seu nome indica que pode calcular resultados com até 15 dígitos, portanto, um número de 999.999.999.999.999, ou seja, faltando uma unidade para 1 quatrilhão. Portanto foi útil para matemáticos, físicos, ou engenheiros, pois no comércio da época dificilmente se fariam contas que envolvessem tais grandezas.

Produzida em aço, alumínio, bronze e baquelite, seu peso não era seu melhor aliado pois, com aproximadamente 12 kg incluindo o suporte de madeira, não era algo que pudesse ser movido com facilidade.

Com intrincada engenharia e muitas funções interdependentes requer ajustes precisos para funcionar. Por exemplo, existe um travador da função de Zeramento do Contador o qual é acionado durante o giro da Manivela de Operação. No entanto, caso o giro do eixo do contador resulte numa diferença maior que 0,3 milímetro da posição correta do travador, este trancará o zeramento e todas as funções dependentes dele, inutilizando a máquina para uso até receber manutenção.

Data:                     Década de 1930

Origem:               Alemanha

Marca:                 Brunsviga 15

Número:             141034

Fabricante:         Grimme Natalis & Co. (1871-1959). Seu representante no Brasil foi a Casa dos Presentes Ltda – Otto Schloenbach Filho

Estado atual:     Funcional demonstrativo, porém não calcula corretamente devido grandes folgas nas engrenagens e eixos.

Curiosidade: esta é a máquina em pior estado já adquirida pelo Museu.  Deve ter sofrido quedas, recebido golpes, teve manivelas forçadas, teve o desgaste pelo uso e ficou depositada em lugares insalubres resultado folgas em vários eixos, componentes descentrados, quebrados, entortados, sujos com terra, com ferrugem generalizada e tinta descascada. Estava com TODAS as peças móveis travadas. Esta máquina deve ter sido descartada há décadas, pois não possuía mais conserto, no sentido de torna-la utilizável. Mesmo assim, foi possível recuperar algumas funções.

Conforme o site adiante, foram produzidas cerca de 7.470 dessas máquinas. Poucas sobreviveram ao tempo. https://www.arithmeum.uni-bonn.de/sammlungen/rechnen-einst/objekt.html?tx_arithinventory[object]=1099

Aqui vemos um anúncio dessa máquina no Correio Paulistano, ano 1936, obtido no site http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=090972_08&pagfis=11075&url=http://memoria.bn.br/docreader#

Ref.: 354-03

2 comentários sobre “Calculadora Brunsviga 15 / Brunsviga 15 calculator

  1. Claudio Luiz Stuepp disse:

    Parabéns pela recuperação de uma máquina tão sofrida!
    Também elogio a capacidade dos inventores em fabricar uma máquina tão complexa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s