Moinho dosador de café / Coffee grinder

Este moedor de café eletromecânico foi desenvolvido por iniciativa do Sr. José Coelho, fundador da Cafemaq na década de 1970.

Esta peça possui características artesanais, evidenciando o estado inicial da indústria. No entanto, uma publicidade da época dá conta da capacidade de produção e de comercialização do engenho.

Este moedor, parte de um conjunto, tinha como objetivo atender cafeterias. Esta peça permitia moer o café, liberar o mesmo para a colher e pressionar o café na mesma, deixando pronto para ser colocado no conjunto vaporizador, para “passar” o café.  

Para funcionar bastava depositar os grãos de café na cuba (falta), ajustar a espessura pretendida para os grãos, ligar o motor e liberar o café para a colher (falta), acionando a alavanca do depósito. Após, bastava pressionar o café no suporte lateral para que o mesmo ficasse firme na colher.

No processo de desmontagem para limpeza e ajuste das peças observa-se algumas deficiências no projeto técnico bem como no acabamento dos componentes. Fatos perfeitamente compreensíveis por se tratarem de peças inéditas.

Data:                     Década de 1970

Origem:               Brasil

Empresa:            Cafemaq

Inventor:            José Coelho

Estado atual:     Funcional demonstrativo

Para saber mais: http://cafemaq.com.br/cafemaq/

Ref.: 342-05

3 comentários sobre “Moinho dosador de café / Coffee grinder

  1. Carlos Augusto Moreira Soares disse:

    Tenho um moinho com dosador da marca Cafemaq. Falta um disco interno de diâmetro externo 74mm e interno 40mm , Como consigo este disco ?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s