Calculadora Odhner 239

Vários modelos de calculadora do tipo pinwell (cata-vento) foram desenvolvidas todas se adequando as necessidades, reais ou imaginadas dos clientes. A característica principal desta calculadora é seu pequeno tamanho. O design desta calculadora foi modernizado em relação as anteriores. Pode-se observar que esta calculadora possui um visor para representar os dígitos selecionados.

Conforme pode inferir o ilustre visitante, o processo de recuperação desta peça foi bem trabalhoso, requerendo a desmontagem, limpeza, ajuste e montagem de dezenas de componentes.

Data: Entre 1955 e 1967

Modelo: 239

Origem: Suécia

Estado atual: Funcional

Curiosidade: Possui uma teclinha, a direita do visor de resultado, que serve para transferir o resultado para o seletor. É uma espécie de subtotal de duvidosa utilidade, pois se o resultado já está disponível para aproveitar para outra operação, não há necessidade de zerá-lo para novamente incluí-lo…

Futuro dessa utilidade: Substituída por máquinas eletrônicas com infinito maior poder de cálculo

Ref.: 18-03

3 comentários sobre “Calculadora Odhner 239

  1. CLAUDIO LUIZ STUEPP disse:

    Era como um computador ultramoderno, a tábua de salvação para os nossos cálculos. Em meados de 1970 utilizava uma similar, Facit.
    O estado de conservação desse exemplar no museu revela o esforço, o zelo e a dedicação do artista que com seu empenho concede à história uma relíquia de tempos passados para preservar a memória da humanidade, para isso deve ter gasto dezenas ou centenas de horas, meu agradecimento e parabenização.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s