Canhão de encher linguiça / Sausage stuffing machine / Maquina de llenado de salsichas

A linguiça é uma invenção tão antiga quanto a civilização. Embutir carne picada, com sal e especiarias em intestinos de animais garantia a preservação do alimento, pois o sal, as especiarias e a falta de contato exterior impediam a proliferação de bactérias, garantindo a qualidade do alimento por bastante tempo, sendo útil tanto no lar quanto nas viagens.

Esta máquina de embutir, com capacidade para 2 kg de massa,  permitia uma produção bem além da necessidade doméstica, portanto, foi produzida para pequenas empresas, tais como açougues ou fiambrerias.

Para utilizar é necessário encaixar a tripa no funil, encher o tubo de massa, posicionar o êmbolo na frente do tubo e girar a manivela forçando a saída da massa pela tripa. Conforme a tripa vai enchendo é necessário interromper o fluxo e torcer a “perna” de linguiça no tamanho desejado.

A massa de carne moída era preparada com moedores desse tipo https://museudosilvio.wordpress.com/2017/11/11/moedor-de-carne-meat-grinder/

Data:                     Provável década de 1920-30

Origem:               Suécia

Empresa:             Husqvarna

Marca: Reliance

Estado atual:     Funcional demonstrativo

Curiosidade:      Esta peça em data pretérita deve ter sofrido um acidente, pois sua estrutura quebrou em cinco lugares diferentes, tendo sido recuperada, na  época, de forma grosseira. Como nosso propósito é o de mostrar tão somente a utilidade, não interferimos na peça, além  da limpeza, destravamento e pintura.

Ref.: 316-12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s