Balança Martins Ferreira / Martins Ferreira scale

Esta balança, toda em ferro fundido e bronze, pesa aproximadamente 12 kg e tem capacidade para medir massa de até 120 kg.  Foi produzida pela empresa Indústrias Martins Ferreira, fundada no final dos anos 1890, pelo empresário Augusto Martins Ferreira.

Duas situações indicam como provável produção da balança na década de 1940/50.  Pelo fato de a produção do alumínio ter iniciado em escala industrial no Brasil a partir de 1944, pode-se situar esta balança em data anterior, visto que não possui nenhum elemento desse metal. Porém, a plaquinha de aferição metrológica da prefeitura de São Paulo não situa a peça em dada anterior, visto que a prefeitura realizava inspeções metrológicas em caráter próprio somente a partir de 1949 1. No entanto, o modelo pode ser bem anterior à década de 1940, mantidos os mesmos materiais originalmente utilizados antes do uso do alumínio em larga escala.

Data:                    Provável década de 1940/50

Origem:               Brasil

Marca:                 Cayapó

Estado atual:     Funcional demonstrativo

Para saber mais sobre  a empresa Martins Ferreira: http://www.saopauloantiga.com.br/industrias-martins-ferreira/

  • A partir de 01 de janeiro de 1952, pelo Decreto de 29 de dezembro de 1951, a Prefeitura de São Paulo, por delegação, passa a ter as atribuições de órgão metrológico. Essa informação consta do Decreto n. 3052, de 29 de dezembro de 1955 que consolida o código das posturas do Município de São Paulo.  Fonte:  (http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/decretos/D3052.pdf)

Ref.: 311-02

Esta foto do fundador da empresa catamos no site http://www.saopauloantiga.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s