Descascador de frutos de café / Coffee peeler / Éplucheur à café / Pelador de café

Quanto tomamos um delicioso cafezinho, ou um moka, ou um pingado ou um carioquinha, sentimos o seu aroma e sabor. Mas em geral não nos lembramos do caminho percorrido  pela deliciosa essência que estamos ingerindo.

O cafeeiro dá uma frutinha. Essa frutinha é colhida e secada ao sol. Após isso, ela é descascada, separando a semente que é torrada conforme o tipo de café que se pretende obter. Depois disso ela é moída e transformada em pó de café, nosso conhecido. Depois disso é extraída a essência fazendo o café “passado” ou o “expresso” mediante pressão de água quente.

Essa máquina manual, talvez a mais deselegante da coleção, serve para descascar a fruta, separando a semente da casca e da polpa, portanto, faz um papel intermediário. Tem por finalidade produzir café em pequena escala, para processamento doméstico.

Muitas dessas ainda se encontram a venda no mercado, novas. De certa forma, é uma tentativa de manter a tradição de produzir o próprio café. Evidentemente, é adquirida pelos agricultores, das regiões cafeeiras, que plantam café para seu consumo pessoal.

Sem marca nem origem, pode ser um clone da marca Botini ou mesmo ser um precursor da marca Botini.

Origem:               Embora sem referências, deve ser do Brasil, por várias evidências que não vale a pena escrever aqui, pois tornaria o texto longo.

Data:     Pode ser do final do século XX devido ao estado em que se encontrava.

Curiosidade:      O eixo foi alongado para acolher uma manivela que não pertence à peça original. Também o depósito de grãos não é original e feito artesanalmente. Isso tudo pode indicar que o descascador fui muito utilizado e sua vida útil foi alongada. Também pode ter sido abandonado e alguém resolveu lhe devolver a utilidade, para posteriormente ser outra vez abandonado.

Ref.: 260-12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s