



Para adquirir azeite ou óleo de cozinha no mercado basta pegar a garrafa na gôndola. Na década de 1960, quando iniciou a venda de óleo vegetal para substituir a gordura animal (banha de porco) ainda não havia facilidade para venda distribuída de garrafas descartáveis. Além disso, o óleo não era tão barato quanto atualmente. Assim, os armazéns adquiriam óleo em tambores de 100 ou 200 litros e vendiam a granel. O cliente levava até o armazém o seu recipiente e essa bomba era utilizada para bombear a quantidade de óleo desejada (450 ou 900 ml).
Feita em alumínio, com corpo de vidro, permitia ao cliente visualizar a côr e a quantidade de óleo que o vendedor estava bombeando. Esse equipamento foi aferido em 1976 pelo antigo Instituto Nacional de Pesos e Medidas, órgão que visava a proteção do consumidor.
Data: Década de 1960
Origem: Brasil
Marca: Pratik
Fabricante: Medidores de Líquidos Pratik Ltda.
Estado atual: Funcional demonstrativo. Falta a manivela, e também há componentes degradados.
Adiante vemos algumas fotos da peça quando foi adquirida.



Ref.: 303-05
Que interessante!!! Creio que naquela época os óleos de cozinha eram mais saudáveis também.
CurtirCurtir
Tenho uma com manivela e cano inferior que ia dentro do tambor.
Aferida e lacrada não sei a data.
Gostaria de vender
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agradeço a visita. Revendo as fotos, notei que estão desatualizadas, pois já inclui uma manivela. Também tenho o cano inferior. Quanto à venda, creio que anunciar no Mercado Livre é uma opção razoável. Não se encontra muitos colecionadores dessas peças.
CurtirCurtir