Esta ferramenta ajustável tinha as funções de chave de tubos e de porcas. Para usar bastava ajustar o bico da ferramenta ao tubo ou porca.
A sua data de fabricação antiga, seu desgaste homogêneo, bem como ausência de mossas graves, indica que seu proprietário a utilizou adequadamente até o final da vida útil. Após isso, ficou muito tempo em alguma caixa até chegar no antiquário.
Conforme fotos de anúncios da empresa fabricante, essa ferramenta foi patenteada em 2 de dezembro 1870, nos Estados Unidos. Pode ter sido produzida até 1938.
Toda em ferro forjado, com cabo de madeira, com 10 in, 5/8” de comprimento (embora conste na publicidade 10 in), é facilmente desmontável, possibilitando ao usuário fazer a manutenção. Embora tenha um design bem elaborado, os fabricantes posteriores desenvolveram ferramentas para a mesma finalidade muito mais baratas, o que pode ter levado ao abandono desse modo de produção.
Data: Provável entre 1870 e 1938
Fabricante: Bemis & Callh & Hardware e Tool Company.
Origem: 125 Main Street, Springfield, Massachusetts, Estados Unidos
Estado atual: Funcional demonstrativo. Falta o componente dentado. O cabo é original.
Curiosidade: A rosca da porca e do parafuso de fixação do cabo tem o sentido anti-horário.
Para saber mais:
http://progress-is-fine.blogspot.com/2012/02/bemis-call-pipe-wrench.html
http://lostnewengland.com/2017/12/bemis-call-tool-factory-springfield-mass/
https://www.davistownmuseum.org/bioBemis.html
ref.: 294-15
É uma chave muito interessante, bastante utilizada na oficina de extintores de incêndio. Há cerca de 50 ano utilizávamos uma dessas, porém o cabo era de metal, o que demonstra que a peça do museu, com seu cabo em madeira, é bem mais antiga!
CurtirCurtir