A calculadora Marchant que apresentamos aqui no MUMMA, no link https://museudosilvio.wordpress.com/2019/02/21/calculadora-marchant-marchant-calculator-calculatrice-marchant/, pode realizar as quatro operações matemáticas básicas seguindo os seguintes procedimentos:

1. Visor superior
  2. Manete zerador do visor superior
  3. Manivela de operação
  4. Carro móvel
  5. Alavanca para avanço e retorno do carro móvel
  6. Seletores
  7. Barra zeradora dos seletores
  8. Visor  inferior
  9. Manete zerador do visor inferior
  10. Travador/liberador do cafrromóvel
  11. Alavança de operação ( :     x )

Obs:  para realizar a operação de subtração posicione a alavanca acima do operador (:)  e para realizar a operação de adição posicione a alavanca entre o  operador (:) e (x).

Preparação da máquina.

1. Zere o visor superior girando o Mante zerador 2, no sentido horário. Zere o visor inferior girando o Manete zerador 9, no sentido horário. Zere os seletores  6, elevando a barra zeradora de seletores.
  2. Posicione o carro móvel  4, totalmente à esquerda  usando o Travador/liberador do carro móvel 10, ou usando a Alavanca para avanço ou retorno do carro móvel 5

Entendendo o seletor

O seletor tem capacidade para registrar um número com  até nove dígitos 999.999.999.

Cada coluna representa todas as possibilidades de cada parte do número. A coluna mais à direita representa a unidade, a próxima à esquerda, a dezena, a próxima à esquerda, a centena e assim por diante.

Adição de  231 mais 432

2. Posicione a Alavanca de operação em +
  3. Selecione a parcela 231
  4. Gire a manivela 3  uma vez no sentido horário
  5. Zere o seletor
  6. Selecione a parcela 432
  7. Gire a manivela 3  uma vez no sentido horário
  8. Confira a quantidade de parcelas no visor superior (aparecerá o número 2) e a soma no visor inferior (aparecerá o número 663)

Subtração de 663 menos 432

• Prepare a máquina
  • Posicione a Alavanca de operação em (+)
  • Selecione o minuendo 663
  • Gire a manivela 3  uma vez no sentido horário
  • Zere o visor superior.
  • Zere o seletor
  • Posicione a Alavanca de operação em (-)
  • Selecione o subtraendo 432
  • Gire a manivela 3  uma vez no sentido ANTI horário
  • Confira a quantidade de parcelas no visor superior (aparecerá 2) e o resto no visor inferior (aparecerá 231).

Multiplicação de 21 vezes 23

1. Prepare a máquina para multiplicar
  2. Posicione a Alavanca de operação em (X)
  3. Selecione o multiplicando 21
  4. Gire a manivela 3 quantas vezes corresponda ao dígito das unidades do multiplicador, ou seja, três vezes
  5. Retroceda o carro móvel uma vez usando a alavanca 5
  6. Gire a manivela 3 quantas vezes corresponda ao dígito das dezenas do multiplicador, ou seja, duas vezes.
  7. Confira o número do multiplicador  n o Visor superior (aparecerá 23)   e o produto no visor inferior (aparecerá 483).

Divisão de 1357 por 12

1. Prepare a máquina
  2. Posicione a Alavanca de operação em (x)
  3. Selecione o dividendo 1357
  4. Gire a manivela 3 uma vez no sentido horário.
  5. Zere o seletor
  6. Zere o visor superior
  7. Retroceda o carro o número de vezes que o divisor cabe no dividendo (neste caso duas casas). Detalhe, como o carro sempre estará posicionado para (1) casa, o retrocesso será de 2 (duas) vezes.
  8. Selecione o dividendo.
  9. Gire a manivela no sentido ANTI horário, até que soe a campainha
  10. Gire a manivela no sentido horário uma vez.
  11. Avance o carro uma vez
  12. Gire a manivela no sentido ANTI horário até que soe a campainha
  13. Gire a manivela no sentido horário uma vez.
  14. Avance o carro uma vez
  15. Gire a manivela no sem tido ANTI horário até que soe a campainha
  16. Verifique o quociente no visor superior (aparecerá 113)
  17. Verifique o resto no visor inferior direito (aparecerá 1)

Obs.: se o usuário quiser obter o resultado com decimais basta retroceder o carro, após o passo 15, na quantidade de casas decimais prendidas.

Para saber quantas vezes o divisor cabe no dividendo, conforme determina o passo 7, faça o seguinte: considere a menor quantidade de dígitos do divisor suficientes para dividir pelo dividendo.  No caso é 57. Então esta é uma vez. Agora conte a quantidade de dígitos restantes no dividendo: Restam o 1 e o 3. Assim, o dividendo cabe três vezes no divisor: uma para o grupo 57, uma para o grupo e 3 uma para o grupo 1.

A princípio parece difícil, mas na realidade, alguns minutos de prática são suficientes para aprender e consolidar o conhecimento.

Potenciação de 232

1. Prepare a máquina
  2. Posicione a Alavanca de operação em (X)
  3. Selecione a base 23
  4. Gire a manivela 3 quantas vezes corresponda ao dígito das unidades da base, ou seja, três vezes.
  5. Retroceda o carro móvel uma vez usando a alavanca 5
  6. Gire a manivela 3 quantas vezes corresponda ao dígito das dezenas da base, ou seja, duas vezes.
  7. Confira o número da base no Visor superior (aparecerá 23)   e a potência no visor inferior (aparecerá 529).

3 comentários sobre “Como operar a calculadora Marchant XL / How to operate the Marchant calculator XL / Comment utiliser la calculatrice Marchant XL