
As coisas se perdem, deterioram, se consomem desaparecem. Nesta semeadeira, que se presume seja para grãos pequenos, ou mesmo seja uma adubadeira, não encontramos outras referências devido ao avançado estado de ferrugem em que se encontrava. Numa lateral encontramos: LICENSED BY THE ROO….. Ilegível.
A ventoinha está preparada para receber uma extensão, que deve ser um tubo longo para direcionar o conteúdo. Pela característica e cheiro dos restos que encontramos no seu interior, parece que foi usada como semeadeira-adubadeira. Presumimos que foram colocadas medidas de sementes de arroz (ou trigo) e adubo (ou veneno) misturadas.
Para funcionar coloca-se o conteúdo no interior do tambor, fixa-se o aparato no corpo com duas alças de couro ou tecido, uma em cada ombro, segura-se com a mão esquerda o extensor direcionando-o para o local desejado e gira-se a manivela com a mão direita.
Sem data, nem origem. Pelas características, provavelmente é da segunda metade do século XX, produzida nos Estados Unidos.
Estado atual: Funcional demonstrativo
Devido a impossibilidade de saber a cor original, optamos por pintar os componentes em cores diferenciadas pera facilitar ao visitante o entendimento das suas funções.
Ref. 286-12
Gostei, bem interessante!!
CurtirCurtir