Fechadura Berbere / Berbere Wooden lock / Cerradura de madera de los berberes

O Marrocos é o país africano de maior desenvolvimento econômico na atualidade. Seu Rei Mohammed VI, com políticas modernização, investimentos em infraestrutura de transporte, de energia, com políticas de modernização agrícola e de crédito para as famílias construírem suas casas, vive uma substituição, em todo o país, das antigas casas de adobe por casas de alvenaria. Junto vem a modernidade, como simples fechaduras como as conhecemos.

Num passado não muito remoto as casas do mundo rural possuíam fechaduras de ferro em  modelos medievais, ou mesmo fechaduras de madeira como esta do MUMMA.   Muitas moradas de adobe abandonadas emprestam suas portas antigas para ornar hotéis, casas de comércio, restaurantes e outros pontos que interessam a turistas. E, também,  algumas fechaduras salvas  vão para os mercados de quinquilharias ou para coleções particulares.

Esta fechadura é composta de cinco partes: o suporte, o miolo, os pinos, o ferrolho e a chave. Para chavear, basta empurrar o ferrolho para o lado correto até que os pinos escondidos no miolo se encaixem nos furos do ferrolho, travando-o. Para abrir, basta introduzir a chave, que mais parece uma escova de dentes para dinossauros,  no lugar apropriado e forçar para cima, fazendo os pinos retraírem, liberando o ferrolho, o qual ao ser empurrado em sentido contrário, destranca a porta.

Obviamente esta é uma arte que está desaparecendo. Mas,  paradoxalmente, tais fechaduras novas e ornamentadas podem ser encontradas nos mercados de antiguidades e quinquilharias para serem vendidas como souvenires.

Consta no site https://storiesofworld.com/evolution-of-locks-from-egyptians-to-the-modern-world/que esse modelo tem mais de 6.000 anos, criado no antigo Egito.

Adquirida de um   pequeno vendedor de quinquilharias em Ait-benhaddou, Marrocos.

Origem:               Marrocos

Fabricante:         Artesanato anônimo de utilidade

Data:                    Sem data, pode ser do século XX ou até anterior.

Estado atual:     Funcional demonstrativo

Curiosidade:      Na ilha dos Açores ainda existe a arte da elaboração de fechaduras de madeira, conforme se vê no seguinte sitio: http://acores-quiosques-turismo-artazores.blogspot.com/2015/02/fechaduras-de-madeira-da-ilha-do-corvo.html

Ref.: 287-06

Um comentário sobre “Fechadura Berbere / Berbere Wooden lock / Cerradura de madera de los berberes

  1. Claudio Stuepp disse:

    Muito interessante!!!
    Além dar-nos a conhecer o artefato é nos dada uma interessante aula de história e comentando sobre um povo que também me interessa muito, o do antigo Egito!
    Só tenho a parabenizar e a agradecer!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s