O sorvete é uma iguaria culinária apreciada em todo mundo desde a antiguidade. Consistia, inicialmente, numa mistura de neve com frutas e leite.
Máquinas de sorvete, inventadas no século XIX na Europa e nos Estados Unidos, foram precursoras da produção industrial de sorvete.
Esta máquina, para uso comercial, funciona com uma manivela que produz dois giros simultâneos: o do tambor no sentido horário e o do agitador, interno, no sentido anti-horário. O agitador é constituido de duas pás que misturam os ingredientes. Todo o conjunto de metal se encaixa em uma cuba de madeira.
Para obter o sorvete é necessário colocar a mistura de sorvete no tambor de metal e colocar gelo com sal na cuba de madeira. Feito isso, basta girar a manivela até que a mistura se torne consistente. Esse resultado se deve ao resfriamento da mistura provocado pelo contato do tambor gelado.
Data: Provavel entre 1900 e 1930
Origem : Alemanha
Marca: Alexanderwerk
Estado atual: Funcional demonstrativo. Falta a cuba de suporte para o gelo.
Curiosidade: Em pesquisa pela Internet, encontramos apenas uma empresa de tanoaria no Rio Grande do Sul, mas não conseguimos que fizessem a cuba conforme o modelo original da Alexanderwek. Então, com uma solução caseira, acreditamos que o prezado visitante possa apreender o funcionamento da máquina.
Adiante encontramos um esquema com os diversos componentes da máquina, em alemão, com tradução livre para o português:
Eis mit salz—————- gelo com sal
Rührwerk—————— agitador
Metallbehälter———– tambor de metal
Holzbottich—————- cuba madeira
Handkurbel————— manivela
Griff————————- pegador
Verschluss—————– prendedor
Para saber mais: http://origemdascoisas.com/a-origem-do-sorvete/
Ref. 163-05
Bah que legal!!!
Como ignorante no assunto fiquei pensando de que seria essa cuba, se por exemplo, fosse de metal, talvez seria possível confeccioná-la em uma tornearia.
CurtirCurtir
A cuba é de madeira, feita por tanoeiros. Quase impossível encontrar algum.
CurtirCurtir
Não é difícil fazer, basta gastar um tempo que atualmente não tenho.
CurtirCurtir