Ralador de queijo portátil / Portable cheese grater / Rallador portátil de queso

Raladores de queijo são tão antigos quanto o… queijo. O queijo é uma iguaria derivada do leite e especula-se que começou a ser elaborado entre 8 mil e 2 mil anos antes de Cristo. Qualquer objeto rugoso e com saliências cortantes pode ser usado como ralador, por exemplo, um osso de animal com escarpas, ou uma lâmina de bronze com furos.

Do século XIX até o presente são incontáveis os utensílios domésticos inventados para ralar queijos. Basta digitarmos no buscador “ralador de queijo” para encontrarmos ofertas de todo tipo, dos mais simples aos mais sofisticados, manuais ou elétricos, domésticos ou industriais.

O desaparecimento de modelos de raladores é proporcional a quantidade de modelos novos lançados no mercado.

Este ralador, feito em aço, aparentemente niquelado, possui uma aba lateral móvel para prender o pedaço de queijo e prensá-lo contra o ralador. Com o pedaço de queijo preso, basta segurar o suporte com uma mão e girar a manivela com a outra para que o ralador retire pedaços de queijo com a fricção de seus dentes sobre o mesmo.

Sem data nem origem, bem provavelmente foi produzido entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX.  Mas também pode ser uma cópia recente produzida por um país asiático.

Marca: El Libero America ou Allo gravados na peça, porém não encontramos nenhuma referência na internet.

Estado atual: Funcional

Curiosidade: olhando-se o ralador por determinado ângulo ele se assemelha com a calculadora “Curta”, uma joia mecânica de precisão inventada por um engenheiro judeu enquanto estava preso num campo de concentração nazista. Mas isso é outra história…

Ref.: 289-14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s