Testador de umidade / Moisture tester / Testeur d’humidité

O desenvolvimento do comércio de grãos alimentícios levou  fornecedores e clientes a   buscarem formas mais justas de realizar as transações, tanto em relação ao peso, quanto em relação ao  peso específico (sem água) dos grãos.

Este equipamento têm duas finalidades, a primeira serve para testar a quantidade de água que determinado grão possui para que o comprador não adquira água por produto e a segunda finalidade é para determinar se determinado grão possui a umidade certa para determinada mistura ou finalidade. Como exemplos, gostamos de adquirir o açúcar soltinho, e não com seu pacote endurecido. O endurecimento é causado pela entrada de umidade. Outro exemplo é o sal de cozinha, ou mesmo, uma deliciosa bolachinha crocante. Todos são produtos que tem certa quantidade de umidade, a qual não pode ultrapassar certos valores para que o produto não estrague ou perca suas características de consumo.

Esta utilidade é um avanço técnico em relação à balança de peso específico que apresentamos aqui (https://museudosilvio.wordpress.com/2017/06/12/balanca-de-peso-especifico/),pois aquela visa a apurar  a quantidade de água em relação a um padrão tabelado.

Na falta de maiores informações inferimos que o funcionamento é o seguinte: Coloca-se certa quantidade de grãos no depósito, gira-se a morsa para prensar os grãos até determinado volume, medido em milímetros, gira-se o magneto para  constatar o grau de resistência e  com base nela  observa-se na tabela à esquerda  a umidade,bem como é anotada a temperatura em que ocorreu a medição, conforme o termômetro à frente da  panela.

Data:                     Provável década de 1980 ou anterior.

Origem:               Estados Unidos

Fabricante:         Burrows Equipment Co. – Evasnston, Illinois.

Estado atual:     Não testado

Ref. 273-13

2 comentários sobre “Testador de umidade / Moisture tester / Testeur d’humidité

1. Sílvio Augusto da Silva disse:

Parabéns meu xará. Aqui é o Sílvio de Araricá tudo bem. Muito lindo mesmo o museu. Gostei muito. Em saber que tem museu com o meu nome. Kkkkkk virei peça de museu e nem sabia. Kkkkkkkk grande abraço meu xará. Continue mantendo a história do museu um abração do Sílvio Gaúcho.

Curtir