
Este modelo é popularmente conhecido como tesoura de alfaiate. Toda em aço, com 30 cm de comprimento (12”) e cabo ergonômico, destinava-se a cortar peças grandes.
A tesoura é um instrumento de diversas utilidades, inclusive na área médica. O formato como a conhecemos, com duas lâminas em oposição, teria surgido no império romano aproximadamente no ano 100 da era cristã.
Descartada há muito tempo, embora maltratada e com muitas mossas, ainda possui todos os componentes, contudo está sem afiação.
Sem data nem origem, adquirida numa feira de rua em Montevideu, no Uruguai, pode ter sido produzida naquele país na segunda metade do século XX.
Curiosidade: A porca menor é oitavada (possui oito lados), diferentemente da porca principal que é sextavada. Atribuimos essa característica a um preciosismo do fabricante.
Para saber mais: https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/45212-veja-a-evolucao-das-tesouras-pelos-seculos-e-seus-diferentes-modelos.htm
Ref. 271-05
Pergunto ao amigo, por que estaria, sendo este um MUSEU? Sugiro procurar num site de vendas, pois num museu o sr. não encontrará.
CurtirCurtir