Lanterna de sinalização de ferroviária / Railroad lantern signal / Linterna de señalización ferroviaria

Data de 1920, era o semáforo da época nas estações onde não havia energia elétrica ou não havia um sistema elétrico de gerenciamento de sinaleiras.

O operador sinalizava vermelho ou azul conforme o código combinado. Provavelmente vermelho significava para o maquinista não avançar e o azul significava que o caminho estava liberado para o trem seguir a viagem. Este código era muito útil especialmente porque esses trens eram barulhentos dificultando a comunicação verbal e também em situações de neblina que dificultava a comunicação por sinais com o corpo.

Muito prática para manusear, possui um recipiente para querosene e pavio o qual, após aceso, ilumina o interior. Com dois vidros, um em vermelho e outro em azul, sua cor era projetada pela lente. Junto à alça para segurar o lampião haviam três comandos. O esquerdo, para a deslocar o vidro vermelho, o do centro para retrair os vidros e o direito para deslocar o vidro azul.

Os gases da queima do querosene saíam por uma chaminé em forma de guarda-chuva que fica abaixo da alça. O suporte da lente é móvel para facilitar sua limpeza. Também o recipiente de querosene é destacável por uma portinhola própria.

Feito em latão, folha de flandres e vidro, algumas partes apresentam ferrugem. Entretanto, preferimos não interferir na peça visto que, no geral, seu estado de conservação é muito bom para seus quase cem anos.

Data:                     1920

Estado atual:     Não testado.

Origem:               Inglaterra

Fabricante:         Linley & Co. London & Birminghan (Provavelmente Erza H. Linley)

Ref. 268-06

Um comentário sobre “Lanterna de sinalização de ferroviária / Railroad lantern signal / Linterna de señalización ferroviaria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s