Cafeteira / Coffee machine / Caffetière

Em posts anteriores mostramos moedores de café, como este daqui https://museudosilvio.wordpress.com/2017/12/18/moinho-de-cafe-coffee-grinder/ e um pouco da sua história.

Agora, temos esta pequena cafeteira toda em alumínio anodizado https://www.infoescola.com/eletroquimica/anodizacao/, feita para servir duas xícaras pequenas de café expresso.

Para funcionar, coloca-se água no recipiente inferior, coloca-se café moído no receptáculo, fecha-se e coloca-se sobre calor. Devido ao aquecimento da água o vapor sobe, passa pelo pó de café, se mistura com a essência e é expelido em forma líquida pelos dois orifícios.

Várias cafeteiras usam o princípio da pressão de vapor para obter o café, são os chamados expressos. Por outro lado, a maioria dos cafés caseiros são coados: simplesmente usam a força da gravidade para fazer a água quente escorrer sobre o pó e arrastar a essência consigo para o recipiente.

Data:                    Provável década de 1970-1990
Marca:                 Lacor
Origem:               Espanha
Estado atual:      Não testado.
Curiosidade:      Em vista que havia forte corrosão na peça, optamos por pintar da cor do alumínio, entretanto, como citamos antes, era uma peça anodizada, com pigmento cor de grafite.
Encontramos o site da empresa Lacor, fabricante de utensílios domésticos, entretanto, não encontramos referência a esse produto; ou por estar fora de linha ou por ser de outra empresa com a mesma marca. http://www.lacor.es/eng/empresa/

Ref. 255-14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s