Lâmpada de carbureto / Carbide lamp / Lámpara de carburo

Toda em bronze, pesando 1kg, sua finalidade é iluminar ambiente fechado, com alça para pendurar.

O carbureto de cálcio é uma pedra muito dura, marrom, com aparência de granito. Como nunca havia tido contato com esse produto, pensei que fora enganado pelo vendedor. Mesmo assim, com um martelo, quebrei uma lasca e coloquei no tambor próprio (inferior). Vedei bem o recipiente e coloquei água no tambor superior. A seguir risquei um fósforo e imediatamente o gás desprendido da reação do carbureto de cálcio com a água incendiou-se e, com algumas regulagens, formou-se uma pequena e estável chama. Em vista que o consumo de água é mínimo, a lâmpada pode funcionar por horas.

Esse tipo de lâmpada, já analisado no post https://museudosilvio.wordpress.com/2017/10/18/lanterna-de-carburetocarbide-lamp/, é uma peça simples.

Possui dois recipientes: o inferior é o depósito de carbureto onde ocorre a reação química de liberação do gás, o superior é um depósito de água, que possui três componentes auxiliares: o bocal para colocar água, a torneira pingadora de água e o bico de queima do gás.

Ao se abrir torneira, a água começa a pingar sobre o carbureto o qual libera um gás combustível que sai pelo bico de queima.

Data:                    Desconhecido. Provável primeira metade do século XX.

Marca:                 Não consta

Origem:               Desconhecido

Estado atual:      Funcional

Curiosidades:     Após entrar em contato com a água, a pedra se dissolve e forma uma pasta muito branca. O resíduo da queima é um fumo preto que impregna o ambiente.

Ref.: 258-18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s