Seu Ivo está com 85 anos de idade, trabalha há 70 anos com relógios mecânicos e não pretende parar tão cedo. Ao vender essa furadeira disse que ela ficaria melhor no museu que pendurada há muito tempo e sem uso.
Esse modelo de furadeira, com o mesmo princípio utilizado pelo brinquedo ioiô, foi inventada há uns 5 mil anos, com registros de uso no Egito Antigo.
Com eixo vertical de 30 cm, haste horizontal de 24 cm, contrapeso de alumínio de 5 cm de diâmetro e um mandril de 12 mm de diâmetro, como não poderia deixar de ser, é destinada a realizar furos de um ou dois mm de diâmetro.
Seu funcionamento, embora simples, é muito engenhoso. O ato do operador, ao enrolar o barbante no eixo em sentido anti-horário e forçar a haste horizontal para baixo, faz ocorrer um forte movimento de rotação no sentido horário, suficiente para continuar girando e enrolar naturalmente o barbante, permitindo ao operador acionar novamente a haste horizontal indefinidamente. Esse movimento de giro horário e anti-horário faz a broca desgastar o material produzindo o furo desejado.
Sem marca, data ou origem, é funcional.
No site adiante do amigo visitante poderá ver uma dessas furadeiras em uso. https://www.youtube.com/watch?v=9D__A2gK2_o
Ref. 246-20