Impressora de resultados lotéricos / Lottery results printer / Imprimante de résultats de loterie

Jogos de azar são praticados desde muito cedo na civilização. São chamados de azar porque a chance do apostador vencer é menor que a da banca. Conforme o tempo foi avançando, esses jogos se sofisticaram passando de elementos feitos de ossos de animais, até os atuais jogos de azar eletrônicos.

No Brasil, somente o governo pode explorar jogos de azar e o mais antigo é a loteria de números, regulamentada pelo Decreto Imperial n. 357, de 27 de abril de 1844. O apostador adquire bilhetes contendo certo número. Na data impressa no bilhete é feita uma rodada tipo bingo onde bolas numeradas são colocadas dentro de um recipiente esférico, misturadas e extraídas uma a uma ao acaso. Os números são colocados em sequência conforme a ordem em que as bolas são extraídas. Essa combinação corresponde ao resultado. Se o número constante no bilhete for igual ao do resultado ele é considerado vencedor e terá direito a um prêmio em dinheiro conforme está especificado naquele papel.

Esta máquina rudimentar é uma impressora de papeleta contendo números vencedores da extração lotérica. Eram colocados à disposição dos apostadores no balcão da casa de jogos. Havia algum sentido em ter uma máquina reprodutora porque facilitava aos apostadores o acesso aos resultados ante a inexistência de um meio ágil de informação como a Internet. No mínimo evitava a aglomeração de pessoas tentando anotar os números dentro da loja.

Para funcionar, eram introduzidos pedaços de papel de aproximadamente 8 x 15 cm, um a um e, ao girar a manivela, os números eram gravados com tinta. É equivalente a um carimbador, entretanto, à manivela.

Provavelmente produzida na década de 1970 por uma pequena indústria brasileira que não se deu ao trabalho de patentear o invento ou, ao menos, fixar alguma identificação permanente na peça.

Não funciona. Faltam algumas peças para suporte do papel, todos os tipos numéricos para impressão e provavelmente duas molas de tração para regular a pressão dos tipos sobre o papel. O rolo esponjoso está endurecido e não se presta mais para absorver tinta.

Ref. 239-07

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s