Chave suporte de parafusos / Screw-holding starter screwdriver /Llave soporte de tornillos

Os parafusos são fixadores muito úteis utilizados para unir peças em uma variedade incontável de bens. Por exemplo, existem micro parafusos de aparelhos celulares, enormes parafusos para fixar cabos de pontes, hélices em ogivas de rotores de hidroelétricas e inúmeros outros tamanhos, bitolas e tipos.

No mundo das coisas pequenas, muitas vezes os parafusos devem ser colocados em locais de difícil acesso. Daí a necessidade da invenção de um acessório para auxiliar na colocação do parafuso, como é o caso desta ferramenta.

Provavelmente do século XIX, sem marca, nome do fabricante, nem identificação de origem, é muito fixe. Constitui-se de três componentes fixos, a saber: cabo em madeira, acabamento do cabo em latão e haste cilíndrica de aço;  e de três peças móveis, a saber: cilindro externo em latão, mola e eixo de aço.

Girando-se o cilindro externo insere-se a ponta da chave na fenda da cabeça do parafuso. Ao soltar o cilindro o eixo tende a voltar à posição original fazendo pressão sobre as paredes da fenda do parafuso, prendendo-o. Isso permite ao operador levar o parafuso até o local a ser fixado e girá-lo uma ou duas voltas permitindo o posterior aperto com a chave adequada.

Muito versátil, funciona com parafusos com fenda reta de vários tamanhos e bitolas usados em pequenos equipamentos. É anacrônica devido ao elevado custo de produção se comparado com os modelos atuais.

Ref. 242-15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s