Internet – fonte de informação para o MUMMA

A internet se popularizou a partir do início da década de 1990, portanto, dificilmente algo produzido nesse período não estaria registrado nessa rede de informação. Mas algumas peças do MUMMA – Museu de Utilidades Manuais Mecânicas Antigas, não possuem referência na Internet. Nem da empresa que a fabricou, nem de outros proprietários de peças semelhantes.

Uma empresa, mesmo não oferecendo determinado produto na Internet, pode tê-lo produzido em época bem anterior. São os casos de empresas longevas que deixaram suas referências em catálogos, jornais, anúncios, juntas comerciais, registros de patentes e etc. e, interessante, muitas dessas referências acessórias estão disponíveis na Internet, resgatando parte do passado que noutra circunstância teria sido esquecido.

Um exemplo é o da Casa Conteville – Fábrica Nacional de Balanças que produziu uma peça que está exposta aqui no MUMMA sob o título de Balança Conteville (https://museudosilvio.wordpress.com/2017/09/15/balancascale/). A empresa, desaparecida na década de 1960, portanto anterior à Internet, deixou catálogos e registros em anúncios, os quais foram resgatados por pesquisadores do Museu Histórico Nacional e disponibilizados na Internet, o que nos possibilitou trazer boas informações sobre a peça e sobre a sua fabricante.