Morsa de marceneiro / Wooden bench vise / Morsa de carpintero

As ferramentas que fixavam a madeira garantiam ao artesão maior precisão, conforto e produtividade. Portanto, acompanham o homem desde o princípio, inicialmente rudimentares, aperfeiçoadas durante séculos, tornaram-se sofisticadas.

Esta morsa de bancada estava coberta de pó de madeira, o que indica sua utilização até o final de sua utilidade nesse tipo de trabalho. Resgatada por compradores de coisas usadas, salvou-se de se transformar em ferro reciclado e passa a ter uma nova utilidade: memória cultural.

Sem marca nem origem. Toda em aço, pesando 11 kg, foi elaborada em processos industriais e bem podem pertencer ao final do século XIX e início do século XX. Esse período, que vai de 1850 a 1950 pode ser definido como o período da técnica, embora esteja situado dentro da segunda revolução industrial.

Durante seu percurso recebeu ao menos uma manutenção relevante, pois as duas peças de aço que compõem o chassi, um mordente, os quatro suportes de ferro e os respectivos parafusos de fixação não são originais.

Estado atual: Funcional

Curiosidade. A pintura é meramente cosmética. Provavelmente a peça original não possuía pintura pois não encontramos traços relevantes e homogêneos de tinta.

Adiante seguem algumas fotos do estado da peça quando adquirida.

Ref. 235-15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s