Peneira de farinha / Flour Sifter / Criba de harina

As peneiras surgiram com os primeiros agrupamentos humanos, portanto, são anteriores ao que hoje se denomina civilização (sociedades que constroem cidades). Sua elaboração simples consiste num trançado de palhas.

Mais recentemente, já no início do século XX, numa época em que a industrialização do trigo para a venda para consumo imediato era incipiente, ou mesmo, quando fazendeiros moíam o trigo em casa, era necessário peneirar a farinha para que somente as partículas finas fossem aproveitadas nas receitas.

Esta peneira, em folha de flandres, aço e madeira, foi produzida aos milhares com diversos tipos de decoração e pode ter sido item de colecionismo na área culinária ao redor da década de 1940.

Seu diferencial consiste numa manivela para girar um rastelo que tem por finalidade facilitar a passagem da farinha pela peneira, sem a necessidade de sacudi-la.

De acordo com a bromwellhousewares.com, Jacob Bromwell iniciou um negócio de artigos de arame em 1819. A empresa Bromwell e a linha de utilidades domésticas ainda existem.

Data:                    Provável década de 1940

Origem:               Estados Unidos da America

Inventor:            Thomas G. Melish

Patente:              US 1753995 de junho de 1923

Estado atual:     Funcional demonstrativo

Ref. 233-14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s