Guilhotina para fumo em corda / Guillotine for rope tobacco / Guillotina para tabaco en cuerda

Esta engenhosa peça se diferencia das guilhotinas antigas comuns para cortar tabaco porque possui um avanço automático e também um regulador de espessura das fatias.

Toda em ferro e aço laminado, embora sem marca, nem origem, é uma peça industrial devido a partes estampadas como os pés, a engrenagem tipo catavento, a tampa, a calha e o fixador do amortecedor de madeira.

Mesmo assim, esta peça foi produzida provavelmente do início do século XX, especialmente porque a partir da década de 1960 havia muita oferta de tabaco industrializado.

Para fazer funcionar basta colocar um pedaço de fumo em corda na calha, fechar a tampa, regular a espessura das fatias, baixar e levantar a alavanca da guilhotina. Sua engrenagem em forma de cata-vento é movida quando a haste da guilhotina é levantada, fazendo girar o parafuso de baixo da calha o qual move a peça de fumo uma fração de milímetro para fora, permitindo fatiá-lo sucessivamente.

Embora a propaganda governamental de vários países tente induzir a população a não fumar, indicando seus malefícios, o tabaco ainda é muito consumido no mundo todo.

Ref. 227-07

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s