Microscópio de bolso / Little microscope / Microscopio de bolsillo

A invenção do microscópio abriu a janela para o mundo pequeno e ocorreu no final do século XVI, portanto, perto de 1600. É atribuída aos holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen. Depois dessa época, a quantidade de aparelhos, modelos, formatos e combinações de lentes surgidos é praticamente incontável.

Este pequeno microscópio ótico requeria pouca luz para visualização das imagens, portanto poderia ser utilizado em locais comuns. Com lentes combináveis, além da monocular, permitia três graus diferentes de aumento. Conforme o anúncio na parte interior da tampa, o objeto estava mais para saciar a curiosidade de iniciantes que para estudos científicos.

Sem data, nem origem, sua estrutura, modelo e conjunto de lentes é típica do final do século XIX e pode ter sido fabricado na Inglaterra; entretanto, nos Estados Unidos da América muitos objetos com essa aparência foram fabricados.

O site http://antique-microscopes.com/ traz inúmeros modelos, todos da mesma linha.

Encontramos, num site de vendas, um modelo quase idêntico a este contendo o selo da fábrica na tampa. Copiamos a imagem, imprimimos e colamos na tampa da caixinha. Curiosamente, o selo da imagem obtida na internet pode outra cópia. https://www.antiquesnavigator.com/d-2861560/antique–vintage-brass-microscope-stathams-compound-3-lens-box–slides.html.

Texto do selo:

“Statham”s

youth’s recommended as a cheap and forward instrument for examining the structure of Plants, Flowers, Seawinds (?), Insects, Animalium(?) or any minute objects. W. E. Statham, 111 & 367, Streand, London

Operative Chemist, Optician, and Scientific Instrument Maker”

Uma tradução livre:

O Statham é recomendado para jovens, por ser um instrumento barato e avançado para examinar a estrutura de plantas, flores, pequenos animais marinhos, insetos, animaizinhos(?) ou qualquer objeto pequeno.

W. E. Statham, 111 & 367, Streand, Londres

Químico Operativo, Oculista e Criador de Instrumentos Científicos

Ref. 225-16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s