As armas de fogo individuais surgiram no século XV e até o século XVII todas eram carregáveis pela boca do cano, ou seja, por onde saía o projetil. Embora surgissem armas municiadas por cartuchos, ainda foram fabricadas armas de carregamento tradicional, especialmente as de caça até o século XIX.
Para que o carregamento fosse mais eficaz criaram-se alguns acessórios tais como este mecanismo dosador que garantia uma carga de pólvora homogênea (1 ou 1 ¼ de onça, que correspondem a 28,3495 e 35,4369 gramas respectivamente). Era uma medida-peso, portanto, se houvesse variação na densidade da pólvora fatalmente ocorreria variação no seu peso e por conseguinte no poder de fogo.
Com o bocal voltado para baixo, o dosador sempre estará carregado bastando ao usuário apertar o botão para liberar a pólvora, oportunizando maior rapidez no carregamento da arma.
Para abastecer o polvorinho é necessário desatarraxar o bico dosador do bocal.
Data: Entre 1816 e 1913, conforme informações de vendedores na Internet
Origem: Reino Unido ou Estados Unidos
Estado Atual: Funcional demonstrativo. A bolsa de couro está muito degradada e ressequida.
Fabricante: Desconhecido. Provável clone do American Flask and Cap Company
Curiosidades: Este é um dosador para pólvora grossa portanto, os grãos não passavam pelas fendas que se observa nos vedantes do bocal. Provavelmente foi de uso militar, pois a bolsa não é decorada.
Para saber mais: http://www.emilitar.com.br/blog/a-historia-das-armas-de-fogo/
Ref. 216-12